Conselho, Diretoria e Comitê
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A administração do Grupo EBX é feita pelos melhores profissionais do mercado. São pessoas apaixonadas pelo que fazem, com vocação para o crescimento e para a inovação. Apostamos no talento e valorizamos a experiência.  


 

Conselho de Administração
O Conselho de Administração da MMX Mineração e Metálicos S.A. (“MMX” ou “Companhia”) é composto de, no mínimo, 05 (cinco) e no máximo 11 (onze) membros, acionistas ou não da Companhia, eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, com mandato unificado de 1 (um) ano, permitida a reeleição. Atualmente, o Conselho de Administração da Companhia é composto por 6 membros. A Companhia faz parte do Novo Mercado, segmento de listagem da BM&FBOVESPA que representa o mais alto grau de exigência em termos de Governança Corporativa, devendo seu Conselho de Administração ser, portanto, composto por no mínimo 20% de Conselheiros Independentes, conforme definido no referido regulamento de listagem e, portanto, a Companhia atende aos requisitos de independência do Regulamento de Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa do Novo Mercado.

Dentre outras atribuições, cabe ao Conselho de Administração:

Estabelecer os objetivos, a política e a orientação geral dos negócios da Companhia;
  • Nomear e destituir os Diretores da Companhia, fixando-lhes atribuições;
  • Fiscalizar a gestão dos Diretores;
  • Manifestar-se previamente sobre o Relatório da Administração, as contas da Diretoria e as demonstrações financeiras do exercício; manifestar-se previamente sobre o Relatório da Administração, as contas da Diretoria e as demonstrações financeiras do exercício;
  • Manifestar-se a respeito de qualquer oferta pública de aquisição de ações que tenha por objeto as ações de emissão da Companhia, por meio de parecer prévio fundamentado, divulgado em até 15 (quinze) dias da publicação do edital da oferta pública de aquisição de ações.

Como previsto na Política de Governança Corporativa da Companhia, o Conselho de Administração deve, ainda, zelar pelas transações que envolvam partes relacionadas.

A MMX Mineração e Metálicos S.A. conta, ainda, em sua estrutura de Governança Corporativa com um Comitê de Auditoria, composto por 03 membros altamente qualificados, que tem como objetivo assessorar o Conselho de Administração no desempenho de suas atividades relacionadas ao acompanhamento das práticas contábeis adotadas na elaboração das demonstrações financeiras da Companhia e de suas controladas e, ainda, na indicação e avaliação da auditoria independente. O Comitê é subordinado ao Conselho de Administração da Companhia atuando com independência com relação à Diretoria.

A MMX Mineração e Metálicos S.A. reconhece o valor das boas práticas de Governança Corporativa e se empenha, constantemente, em aprimorá-las, atuando ativamente na realização de reuniões com investidores, manutenção de discussões junto aos seus stakeholders, incentivo à participação de seus acionistas nas Assembleias Gerais e implantação em seus empreendimentos das mais avançadas técnicas de desenvolvimento sustentável.

De acordo com o Regulamento do Novo Mercado, os membros do Conselho de Administração deverão subscrever, previamente à sua investidura no cargo, Termo de Anuência dos administradores ao Regulamento do Novo Mercado e às regras da Câmara de Arbitragem da BM&FBOVESPA.
 
Conselheiro de Administração Cargo
Pedro de Moraes BorbaEike Fuhrken Batista Presidente do Conselho

Pedro de Moraes Borba é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio de Janeiro e Pós Graduado em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas/RJ. Ocupa o cargo de Diretor Jurídico da EBX Holding Ltda. Trabalha no Grupo EBX há 13 anos, atuando em diversos assuntos ligados à área de infraestrutura, notadamente na área de logística e mineração. Ocupa também o cargo de conselheiro de administração nas companhias EBX Brasil S.A. e Centennial Asset Participações Açu S.A., ambas do Grupo EBX. Pedro de Moraes Borba declara, para todos os fins de direito, que, nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de nenhuma condenação transitada em julgado, seja criminal, condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM, e nenhuma condenação transitada em julgado na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou inabilitação para prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Julio Alfredo Klein Junior Membro do Conselho

É graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Moraes Junior do Instituto Brasileiro de Contabilidade e pós-graduado em Contabilidade Gerencial pela Fundação Getúlio Vargas em 1988. Atualmente, faz parte do Conselho de Administração da OSX Brasil S.A. – Em Recuperação Judicial ("OSX") (desde 2013) e Óleo e Gás Participações S.A. – Em Recuperação Judicial (desde 2013). Atuou, ainda, como membro do Comitê de Auditoria da OSX desde sua criação em 2010 até 2013. Sua formação na Petrobras inclui o Curso de Preparação para Auditores Internos em 1984. Atuou na Petrobras onde chefiou a Divisão de Contabilidade de Custos e a Divisão de Normas e Controle Interno. Atuou como conselheiro fiscal, indicado pela Gaspetro, na Companhia Potiguar de Gás - Potigas (2003 a 2008) e na Companhia de Gás da Bahia – Bahiagas (2002 a 2003). Foi liquidante da Indústria Carboquímica Catarinense – ICC, designado pela Gaspetro (2002 a 2008). Presidiu o conselho fiscal da Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros, indicado pela Petrobras (1994-1998). Foi professor titular da cadeira de Contabilidade Industrial na Faculdade Moraes Junior

Linhong Zhang Membro do Conselho

Conselheiro indicado pelo acionista Wisco Brasil Investimentos em Metalurgia Ltda. (“Wisco Brasil”) é Diretor de Investimentos da Wisco Overseas Mineral Department e Diretor Financeiro da Wisco Brasil desde abril de 2013. Iniciou sua carreira no grupo Wisco em 2004, tendo ocupado diversos cargos, tais como Diretor Financeiro da Wugang Canada Resources Invesment Limited e diretor responsável pela área de gestão de ativos. Linhong Zhang é mestre em finanças pela Universidade de Northeastern, escola de negócios e administração, e graduado em engenharia metalúrgica pela Universidade de Northeastern, escola de ciências materiais e metalurgia.

Ricardo Furquim Werneck Guimarães Membro do Conselho

É graduado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo com pós-graduação em Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas. Possui mais de 15 anos de experiência na área comercial de mineração e de siderurgia, tendo conduzido o lançamento da MMX no mercado transoceânico de minério de ferro em 2006 onde permaneceu até 2008, quando foi transferido para Anglo American, fruto da venda dos ativos Minas-Rio e Amapá. Durante sua carreira, atuou em diversas funções comerciais em empresas como Vale, Nova Era Silicon, Companhia Siderúrgica Tubarão e Anglo American. Retornou ao Grupo EBX em 2012, ocupando a posição de Gerente de Planejamento Estratégico da LLX Logística S.A.

Flavia Soeiro Nascimento Membro do Conselho

É formada em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pós-graduada em direito civil pela Universidade Cândido Mendes. Possui 3 anos de experiência em empresa do varejo têxtil, como head do departamento jurídico. Nos 17 anos anteriores, acumulou experiência profissional em grandes escritórios de advocacia nas áreas de contencioso e consultivo cível e trabalhista. Flavia Soeiro do Nascimento declara, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 anos não esteve sujeita aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhuma condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e nenhuma condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou inabilitação para prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

 

 

Diretoria Executiva

Os Diretores da MMX Mineração e Metálicos S.A. são os seus representantes legais, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana da Companhia e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, os diretores da Companhia devem ser residentes no país, podendo ser acionista ou não. Além disso, até, no máximo, um terço dos membros do Conselho de Administração poderão ocupar cargo na Diretoria.

Os Diretores são eleitos pelo Conselho de Administração da Companhia com mandato de um ano, sendo permitida a reeleição. O Estatuto Social da Companhia estabelece que sua diretoria seja composta de, no mínimo, 2 (dois) e, no máximo, 8 (oito) membros, dos quais deverão ser designados um Diretor Presidente e um Diretor de Relações com Investidores. Os demais serão designados Diretores sem designação específica. Atualmente, a diretoria da MMX Mineração e Metálicos S.A. é composta de 2 (dois) membros.

De acordo com o Regulamento do Novo Mercado, os diretores deverão subscrever, previamente à sua investidura no cargo, Termo de Anuência dos administradores ao Regulamento do Novo Mercado e às regras da Câmara de Arbitragem da BM&FBOVESPA.

Os atuais membros da Diretoria são:
 

Diretores Cargo
Ricardo Furquim Werneck Guimarães Diretor-Presidente e Diretor de Relações com Investidores

É graduado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo com pós-graduação em Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas. Possui mais de 15 anos de experiência na área comercial de mineração e de siderurgia, tendo conduzido o lançamento da MMX no mercado transoceânico de minério de ferro em 2006 onde permaneceu até 2008, quando foi transferido para Anglo American, fruto da venda dos ativos Minas-Rio e Amapá. Durante sua carreira, atuou em diversas funções comerciais em empresas como Vale, Nova Era Silicon, Companhia Siderúrgica Tubarão e Anglo American. Retornou ao Grupo EBX em 2012, ocupando a posição de Gerente de Planejamento Estratégico da LLX Logística S.A.

Comitê de Auditoria
A Lei das Sociedades por Ações faculta às companhias a criação de órgãos complementares à Diretoria e ao Conselho de Administração, com funções técnicas destinadas ao melhor aconselhamento dos administradores.

O Comitê de Auditoria tem como objetivo assessorar o Conselho de Administração no desempenho de suas atividades relacionadas ao acompanhamento das práticas contábeis adotadas na elaboração das demonstrações financeiras da Companhia e de suas controladas e, ainda, na indicação e avaliação da efetividade da auditoria independente.

O Comitê de Auditoria da Companhia é subordinado ao Conselho de Administração, atuando com independência com relação à Diretoria da Companhia, sendo composto por 2 (dois) membros com mandato unificado de 1 (um) ano, permitida a reeleição. Os membros são nomeados e destituídos pelo Conselho de Administração e entre eles o Conselho nomeia um representante, que é responsável por presidir e coordenar o comitê.

No momento, o Comitê de Auditoria da Companhia não se encontra instalado.

Conselho Fiscal
De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos e que pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente. A Companhia prevê em seu Estatuto Social o funcionamento do Conselho Fiscal em caráter não permanente, podendo ser instalado a pedido de acionistas, nos termos da legislação aplicável.

Quando instalado, competirá ao Conselho Fiscal as atribuições previstas na regulamentação aplicável, permanecendo em funcionamento até a primeira assembleia geral ordinária após a sua instalação. As principais responsabilidades do Conselho Fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal deve ser composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros efetivos e igual número de suplentes.

No momento, o Conselho Fiscal da Companhia não se encontra instalado.

 

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